Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

16 de setembro de 2013

Ovos escondidos em camarão


Há imenso tempo que tinha vontade de voltar a fazer esta receita, um petisco como muitos outros Petiscos da Sofia. E foi hoje :) Ovos escondidos em camarão. É uma adaptação de uma receita que vi na primeira temporada do Masterchef Austrália, confeccionada pelo concorrente que ganhou.

Ovos escondidos em camarão


Ingredientes:

2 ovos
1/2 cebola roxa pequenina
1 dente de alho pequeno
150 g de miolo de camarão
1 molhinho de coentros
Sal e pimenta
1 colher de sopa rasa de farinha
1 ovo batido e pão ralado para panar
óleo para fritar

Preparação:

Em primeiro lugar cozer os ovos em água com sal. Há muitas maneiras de o fazer mas eu costumo levar ao lume os ovos num tacho com água fria e assim que a água começa a ferver conto 3 minutos. 

Colocar os ovos em água fria assim que terminar o tempo de forma a parar imediatamente a cozedura.

Picar muito bem a cebola e o alho. Juntar o miolo de camarão e os coentros. É importante que fique mesmo uma mistura homogénea e muito bem picada. 

Colocar a mistura no coador e remover todo o liquido, pressionando bem com a ajuda das costas de uma colher. Polvilhar com farinha de forma a tornar a massa mais moldável e temperar com sal e pimenta.

Aquecer o óleo para fritar os ovos.

Descascar os ovos e moldar a mistura à sua volta. Com cuidado passar os ovos por ovo batido e pão ralado.

Fritar durante 2 ou 3 minutos em óleo bem quente até obter uma cor dourada.  

Ovos escondidos em camarão



Agrada-me identificar nestes ovos os sabores individuais dos ingredientes em equilíbrio. É importante que a quantidade de cebola e de alho não sejam exageradas para que o seu sabor não se sobreponha ao sabor do camarão, que é mais suave, e dos coentros que, embora intenso, é facilmente mascarado por ingredientes mais fortes.      

Uma maneira diferente de cozinhar ovos, seja para acompanhar uma salada ou como entrada. Eu gosto de petiscar estes ovos enquanto saboreio um simples creme de legumes...   


Sem comentários:

Enviar um comentário