Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

20 de setembro de 2013

Gnocchi de batata com camarão e molho balsâmico


O calor do Verão ainda não nos abandonou mas já me apetece petiscar algo mais confeccionado do que simples saladas. Lembrei-me de fazer gnocchi de batata... mas para complementar decidi fazer algo diferente do tradicional molho de tomate com manjericão ou molho de natas e cogumelos: Gnocchi de batata com camarão e molho balsâmico.


Gnocchi de batata com camarão e molho balsâmico


Ingredientes:

Batatas (cerca de 300 g para duas pessoas)
1 ovo
Farinha
Sal, pimenta e noz moscada

1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1 embalagem de miolo de camarão
3 colheres de sopa de creme de vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de leite
Coentros picados para decorar

Preparação:

Gnocchi

Descascar, lavar muito bem e cozer as batatas em água temperada com sal. Uma vez cozidas, retira-las da água com uma escumadeira e transferi-las para um outro recipiente. Reservar a água onde as batatas foram cozidas para mais tarde cozer o gnocchi.

Com a ajuda de um garfo, reduzir as batatas a puré. Este deve ficar bem homogéneo e sem grumos. Adicionar um ovo ao puré e bater muito bem com vara de arames. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.

Envolver no puré um pouco de farinha (a quantidade de farinha a adicionar depende de vários factores como o tipo de batata que se usa. A farinha torna o puré uma massa mais fácil de moldar). Adicionar farinha até se conseguir fazer uma bola com o puré sem que este se cole às mãos. Inicialmente pode-se misturar o puré e a farinha com uma colher de pau ou vara de arames mas no final já será necessário pôr (literalmente) as mãos na massa.

Assim que se conseguir fazer uma bola com o puré sem que este se cole às mãos polvilhar a bancada da cozinha com farinha e fazer um rolo (uma salsicha) com a massa com cerca de 4 cm de diâmetro. Cortar o rolo em tiras de cerca de 2 cm de largura.

Levar novamente ao lume o tacho com água onde as batatas foram cozidas e assim que a água estiver a ferver adicionar o gnocchi. Assim que estes vierem à superfície do tacho estão prontos para tirar. Retirar da água com uma escumadeira e coloca-los num recipiente borrifado com azeite para evitar que colem uns aos outros. Deixar arrefecer um pouco enquanto se prepara o camarão.

Camarão

Numa frigideira adicionar uma colher de sopa de azeite, 1 dente de alho bem picado e levar ao lume. 

Deixar fritar uns segundos o alho e quando a frigideira estiver bem quente adicionar o miolo de camarão ainda congelado (é importante que o lume esteja bem alto de forma a água que se liberta da descongelação do camarão evapore facilmente e não fique com um molho muito liquido). 

Cozinhar os camarões cerca de 4 minutos, adicionar o creme de vinagre balsâmico e envolver bem. Ajustar os temperos do molho adicionando leite, um pouco de sal e pimenta. 

Servir o gnocchi com o camarão e o molho polvilhado de coentros picados.


Gnocchi de batata com camarão e molho balsâmico


O gnocchi requer tempo na cozinha embora não tenho grande dificuldade em confeccionar. O camarão e o molho balsâmico é uma brincadeira de crianças: simples, rápido e muito saboroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário