Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

20 de março de 2013

Carne assada com puré de maçã


A pedido de várias famílias, hoje nos Petiscos da Sofia, tenho para partilhar uma refeição da qual gosto muito: carne assada com puré de maçã

Já tenho aqui dito que gosto imenso do contraste do doce com o salgado. Nesta receita, o puré de maçã não é totalmente doce. É temperado com sal e pimenta e fica lindamente com lombo assado no forno. 

Carne assada com puré de maçã


Ingredientes:

1 lombo de carne
Batatinhas para assar
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de pimenta
1 colher de sopa de colorau
1 colher de café de massa de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
100 ml de vinho branco

Preparação:

Numa taça misturar todos os temperos (excepto vinho branco) de maneira a formar uma pasta. Barrar o lombo de carne com esta pasta e dispor num tabuleiro para levar ao forno. 

Cortar as batatas em quartos, temperar com sal e pimenta e juntar no tabuleiro. Regar tudo com o vinho branco e levar ao forno a 250ºc durante cerca de 40 minutos.

Puré de maçã:

Cortar em pedaços pequenos 2 maçãs golden e 2 maçãs reineta. Transferir para um tachinho, adicionar sumo de meio limão e 2 colheres de sopa de manteiga e levar a lume brando. Assim que começar a ferver adicionar 50 ml de vinho branco e deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos. Temperar com sal e pimenta e mexer bem com uma vara de arames para desfazer os bocados maiores da maçã. Provar e ajustar os temperos a gosto.

Carne assada com puré de maçã

Uma refeição económica, simples e rápida, como eu gosto. Experimentem e comentem! :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário