Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

12 de março de 2013

Esparguete com carne

Hoje o jantar em casa dos Petiscos da Sofia foi comfort food... Com os dias cinzentos e chuvosos que têm estado há já algum tempo que precisava de uma refeição assim.

Quando era miúda, lembro-me tão bem como se tivesse sido ontem, sentava-me à mesa da cozinha em fórmica branca, posta com uma toalha de flores e comia este prato em louça castanha com uns pingos desenhados em preto. Bem à anos 80... os Petiscos da Sofia têm para partilhar hoje: esparguete com carne. Podia ter-lhe dado um nome mais apelativo mas quis manter as origens ;) 

Esparguete com carne

Ingredientes:

600 g de carne de vaca para guisar
4 cebolas médias
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
4 tomates maduros
1 copo de vinho branco
1 copo de leite
Algumas folhas de manjericão
1 colher de sopa de colorau
1 colher de café pouco cheia de pimenta caiena
Sal  
Esparguete

Preparação:

Num tacho adicionar o azeite, a cebola e o alho bem picados e deixar estrugir uns minutos. Adicionar o tomate sem pele e o vinho branco (usei Mundus e aproveito para fazer um bocadinho de publicidade à zona das minhas origens...) e deixar cozinhar uns minutos até evaporar o álcool. Juntar o colorau, a pimenta caiena e um pouco de sal.

Adicionar a carne e deixar cozinhar em lume médio alto. Assim que for necessário adicionar liquido ao refogado, juntar-lhe um copo de leite. Adicionar também algumas folhas de manjericão e deixar cozinhar até a carne estar macia. Ir adicionando água à medida do necessário.

Quando a carne estiver tenra juntar o esparguete ao refogado e deixar cozer no molho durante cerca de 8 minutos. Ajustar os temperos.

Esparguete com carne

Depois de um dia bem típico dos tempos de hoje, uma refeição de comfort food à anos 80 para esquecer a troika, a chuva e todos os contratempos do quotidiano. Já não jantamos na mesa de fórmica branca, nem existe a toalha às flores, nem mesmo os pratos castanhos com desenhos de pingos em preto mas eu e o meu flatemate desfrutámos de uma belíssima refeição... Com recordações de infância à mistura...

Sem comentários:

Enviar um comentário