Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

18 de novembro de 2012

Bolo de aniversário decorado

Hoje tenho partilhar o bolo decorado que já fiz para o aniversário da minha mãe (em Maio) e que pretende ser uma reprodução lá de casa.


Bolo de aniversário decorado


O bolo era pão de ló recheado com 1 camada de doce de leite alternada com 2 camadas de doce de coco. Para decorar em vez de pasta americana usei chocopan. A pasta chocopan é uma alternativa às pastas de açúcar convencionais para cobertura de bolos. Talvez o chocopan seja um pouco mais difícil de estender a frio mas depois de aquecido com o calor das mãos trabalha-se tão bem como a pasta americana.
Não se consegue perceber pelas imagens (a fotografia é bastante má) mas o pai e a mãe estão sentados num sofá. Só o sofá demorou uma noite a fazer! Mas foi feito com requinte... As figuras estão muito longe de estarem perfeitas, há pormenores que ainda preciso de aprender e outros que só se dominam com a repetição.

Quando fiz este bolo já tinha frequentado um workshop de cake design e as dicas que lá aprendi foram extremamente úteis para "construir" este bolo. Se repararem, o bolo em si já está bem nivelado e a superfície do chocopan está completamente lisa.
A minha mãe gostou tanto que ainda hoje guarda as figuras. E ainda bem! Assim pude tirar uma foto melhor para mostrar aqui nos Petiscos da Sofia.
As figuras, assim como o sofá, foram feitas com a ajuda do youtube ;) O objectivo era ser um bolo engraçado e não perfeito, por isso, no geral acho que ficou bem.

Outros bolos decorados aqui, nos Petiscos da Sofia.





Sem comentários:

Enviar um comentário