Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

6 de outubro de 2012

Queijadinhas de leite

Nos Petiscos da Sofia de hoje temos uma receita económica absolutamente deliciosa! Faz parte das receitas económicas, simples e rápidas com as quais cresci. Desde miúda que adoro esta receita de queijadinhas de leite.

Para além de rápidas e fáceis o resultado é sempre positivo. Esta receita faz as delícias de miúdos e graúdos e é à prova da austeridade!

Queijadinhas de leite


Ingredientes:
500 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 casca de limão
1 pau de canela
4 ovos
200 gr de açúcar
100 gr de farinha
Preparação:
Levar o leite, a casca de limão, a manteiga e o pau de canela ao lume até ferver. Deixar repousar para arrefecer um pouco.
Entretanto, numa tigela misturar a farinha com o açúcar. Adicionar os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Não necessita de batedeira, pode misturar com a colher de pau.
Quando o leite estiver morno retirar a casca de limão e o pau de canela e adicionar o leite à mistura com os ovos.
Coar a mistura e encher forminhas para levar ao forno, em banho maria, a 180ºc durante cerca de 40 minutos.

Queijadinhas de leite

Comprei forminhas de silicone e estou muito satisfeita com elas! 8 unidades custaram-me 1.60 euros e a grande vantagem é que não é preciso barrá-las antes de encher com as queijadinhas de leite. Os Petiscos da Sofia são sempre adaptados de forma a evitar tarefas aborrecidas na cozinha como barrar as formas!

Espero que gostem! E comentem! ;)

4 comentários:

  1. fiz uma receita parecida a esta já varias vezes, sabe o que me acontece, não ficam com este aspeto maravilhoso das suas, elas criam ar!ficam boas de sabor mas murchas!!!eu reduzo no acucar...será essa a razão?!não faco em banho maria...
    obrigado
    Ana Sofia Bexiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença pode mesmo ser o banho maria. Cheguei a fazer sem banho maria e achei sempre que ficavam cozidas demais. Pode tentar diminuir um pouco a temperatura do forno ou o tempo de cozedura. Deixa arrefecer o leite antes de adicionar ao preparado com os ovos?

      Espero ter ajudado!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar