Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

8 de outubro de 2012

Breakfast at Mom and Dad´s

Neste fim de semana prolongado os Petiscos da Sofia foram a casa dos pais. Tenho para partilhar com vocês a refeição que mais gosto: o pequeno-almoço. Este domingo foi torradas com requeijão e doce de abóbora.
 
Tal como podem constatar, é mais uma refeição económica, simples e fácil... e muito agradável!

Porque aqui, nos Petiscos da Sofia, o pequeno-almoço ao fim de semana é muito mais... do que uma carcaça com manteiga e um copo de leite. O menu completo continha para além das torradas com requeijão e o doce de abóbora, leite, café e sumo de laranja natural.
 
 
Torradas com requeijão e doce de abóbora

 
O requeijão já tive oportunidade de partilhar com vocês a receita na tarte da condessa do pé descalço. É tão fácil e económico de fazer em casa! Para além de mais saudável do que aquele que se compra no supermercado.
 
O doce de abóbora foi feito de véspera. Consoante o gosto, podem juntar nozes ou amêndoas picadas. Este foi feito simples. E estava simplesmente delicioso!
 
Ingredientes:
 
1 kg de abóbora (miolo)
900 gr de açúcar
1 vagem de baunilha
4 paus de canela
 
Preparação:
 
Colocar a abóbora num tacho, adicionar um pouco de água e os restantes ingrediente. Levar ao lume para cozer e derreter o açúcar.
 
Se gostar do doce cremoso com uma consistência gelatinosa, retire do lume e desfaça a abóbora com a varinha mágica. Se gostar de trincar pedaços da abóbora desfaça-a um pouco ao lume com a ajuda da colher de pau.
 
Mantenha o doce ao lume até atingir os 110ºc. Não se preocupe se não tiver termómetro. Assim que passar com a colher de pau pelo fundo do tacho e conseguir ver a estrada que abriu com a colher de pau é porque está pronto (ponto de estrada).
 
Colocar em frasquinhos esterilizados e deixar arrefecer.
 

 Doce de abóbora com nozes
 
 
Pode sempre adicionar nozes e amêndoas ao doce. É sucesso garantido!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário