Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

2 de outubro de 2012

Lulas recheadas de fricassé


No sábado passado tive umas amigas cá em casa para almoçar. Resolvi fazer uns petiscos entre os quais lulas recheadas de fricasséQuem acha que não tem jeito para a cozinha e jamais faria um fricassé aqui está uma receita muito simples e rápida de fazer!

Lulas recheadas de fricassé


Ingredientes:
1 embalagem de lulas congeladas e limpas
1 cebola média
2 dentes de alho
Salsa
50 ml de vinho branco
1 gema
Sumo de 1/2 limão
100 ml de leite
1colher de sopa de farinha
Azeite
Sal e pimenta


Preparação:

Lavar muito bem as lulas e retirar-lhes os tentáculos. Picar os tentáculos das lulas, a cebola, o alho e a salsa.  Refogar ligeiramente numa frigideira com azeite e temperar com sal e pimenta. Rechear as lulas com o preparado anterior e fechá-las com um palito.

Colocar as lulas na frigideira com azeite quente e deixar fritar uns minutos até ficarem douradas. Adicionar o vinho branco e um pouco de sal, tapar e deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos.

Entretanto colocar numa tigela a gema e misturar com o sumo de limão e o leite. Assim que as lulas tiverem cozinhadas adicionar-lhes a farinha e envolver bem. Seguidamente adicionar o preparado anterior e mexer muito bem para não fazer grumos. Deixar ferver para engrossar o molho.

Assim que tiver uma consistência cremosa está pronto a servir. Não esquecer de ajustar os temperos! Para acompanhar? Nada mais simples... Arroz branco.
Breves notas sobre o Arroz:
No Japão o arroz é uma presença marcante no quotidiano do povo asiático, sendo cultivado há mais de 7 mil anos.
A produção de arroz em Portugal começou a ser documentada no início do século XVIII. Embora se cultivasse muito antes nas regiões do Sul e como herança dos Muçulmanos.
Actualmente, a produção de arroz é feita apenas nos rios Mira, Sado, Sorraia, Tejo e Mondego.

2 comentários:

  1. Que honra! Este foi em minha homenagem! LOL agora já sei fazer fricassé!!! Obrigada Sofi :D

    ResponderEliminar
  2. Viste como é fácil? Acabaram as desculpas para não cozinhar! ;)

    ResponderEliminar