Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

3 de outubro de 2012

Tarte condessa do pé descalço

Esta receita dos Petiscos da Sofia é inspirada numa receita grega da "Condessa do pé descalço" que passa num canal da tv por cabo.


Tarte de espinafre e requeijão

Dei um toque muito pessoal à receita tornando-a mais saudável e muito fácil de fazer. É excelente para comer quente ou fria, como prato principal (com uma salada) ou para acompanhar uma sopa de legumes. 

Ingredientes:
1 embalagem de massa filo fresca (nos refrigerados no supermercado)
1 requeijão
1 molho de espinafres (ou 1 embalagem de espinafres congelados)
100 g de pão ralado
1 ovo inteiro
125 ml de natas
1 cebola média
2 dentes de alho
Manteiga para pincelar
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Num tachinho colocar o azeite, a cebola picada e os alhos picados. Deixar estrugir  durante alguns minutos e adicionar os espinafres (não é necessário cozer previamente os espinafres). Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos.
À parte misture o requeijão com o pão ralado, o ovo e as natas. Por fim adicione os espinafres com a cebola. e envolva tudo. Tempere com sal, pimenta e noz moscada (a noz moscada dá um toque de sabor muito interessante a esta mistura).
Numa tarteira colocar a folha de massa filo e pincelar com manteiga derretida. Repetir este procedimento em todas as folhas de massa filo. Colocar a mistura de espinafres e requeijão no centro da massa e fechar com as folhas desencontradas e sem grande preceito de forma a ficarem com o aspecto rústico da figura.
Colocar a tarte no forno a 180ºc durante cerca de 40 minutos ou até a massa ficar corada. 

Et voilà! Um petisco saudável, inspirado num prato grego, para uma refeição económica. Ideal para levar na marmita para o almoço de amanhã!


Nota: pode fazer o seu próprio requeijão em casa!

E é tão fácil! Precisa apenas de 1/2l de leite, sumo de 1/2 limão e sal para temperar. Leve o leite num tacho ao lume e deixe ferver. Assim que levantar fervura adicione o sumo de limão. Imediatamente observa que o soro se separa do leite, deixe ferver mais uns segundos e retire do lume. Tempere com sal a gosto e deixe arrefecer. Coe com um passador e coloque o requeijão no frigorífico. Muito simples, não? :)

2 comentários:

  1. Experimentamos! Ou melhor, a Rute experimentou a fazer e eu so comi :p Deliciosa, esta receita :)Obrigada Sofia

    ResponderEliminar