Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

24 de outubro de 2012

Cheesecake à petiscos da Sofia


Hoje precisava de algo bom quando cheguei a casa. Abri o frigorífico e não pensei duas vezes: Cheesecake à petiscos da Sofia. Uma receita diferente, sem natas, logo mais light e igualmente saborosa!
 
Cheesecake à petiscos da Sofia

Chamei-lhe Cheesecake à petiscos da Sofia porque, em vez do tradicional doce de frutos silvestres, optei por espalhar doce de maçã reineta. Uma fruta bastante popular por terras portuguesas e cujo ácido liga lindamente com o doce do cheesecake!

 
Ingredientes:
 
1 pacote de bolacha de aveia
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 embalagem de queijo creme
2 embalagem de iogurte grego açucarado
4 folhas de gelatina
50 ml de leite
3 maçãs reineta
1 colher de chá de canela
50 g de açúcar (opcional)
 
Preparação:
 
Triturar as bolachas, juntar a manteiga e amassar tudo de maneira a ficar uniforme na forma. levar ao forno a 200ºc durante cerca de 10 minutos. Deixar arrefecer.
 
Colocar as folhas de gelatina em água muito fria. Aquecer o leite sem deixar ferver. Assim que as folhas de gelatina estiverem amolecidas, escorrer a água, juntar ao leite e mexer bem.
 
À parte misturar o queijo creme com os iogurtes e finalmente adicionar o leite.
 
Lentamente adicionar o preparado anterior à base de bolacha e colocar no frigorífico umas horas.
 
O doce de maçã reineta é muito fácil! Triturar as maçãs descascadas, adicionar a canela, o açúcar e um pouco de água. Levar ao lume e deixar ferver durante cerca de 10 minutos em lume brando. Deixar arrefecer e assim que o cheesecake estiver sólido é só espalhar o doce de maçã reineta por cima.

 
 
Uma receita um pouco diferente do tradicional cheesecake mas com muito potencial para encantar!

Sabiam que o cheesecake nasceu na Grécia? Há relatos históricos que contam que foi servido na Grécia Antiga durante os jogos olímpicos em 776 ac. Querem saber mais sobre capitais europeias? Aqui!


 

2 comentários: