Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

23 de outubro de 2012

Rissóis de peixe com arroz de salsa

ok, eu até compreendo que seja muito prático comprar rissóis já feitos no supermercado... mas não consigo gostar daquela massa grossa e daquele recheio que apenas sabe a farinha.
Hoje os Petiscos da Sofia partilham mais uma receita de infância: rissóis de peixe caseiros com arroz de salsa. Geralmente faço os rissóis aos fim de semana e congelo para usar sempre que preciso, tornando assim os rissóis dos Petiscos da Sofia uma refeição económica, simples e rápida!
E porque não saudável? Não são fritos em óleo mas sim feitos no forno! ;)
Rissóis de peixe com arroz de salsa
Ingredientes:
1) Massa
1 chávena de água
1 casca de limão
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de café de sal
1 chávena de farinha (bem cheia)
2) Recheio
1 cebola muito picada
1 dente de alho muito picado
1 colher de sopa de farinha
500 ml de leite
Sal, pimenta, noz moscada
Peixe desfiado
Sumo de 1/2 limão
Preparação:
Deixar ferver a agua com limão, manteiga e sal. Quando estiver a ferver adicionar 1 chávena de farinha (bem cheia). Mexer muito bem alguns minutos ate a farinha despegar do tacho. Colocar numa superfície enfarinhada e bater na massa. Retirar o limão e deixar arrefecer.
Refogar a cebola em azeite. Juntar o alho e deixar cozinhar alguns minutos. Adicionar a farinha e mexer muito bem. À parte, aquecer o leite até ferver e ir adicionando aos poucos ao refogado com a farinha. Mexer muito bem para não formar grumos. Adicionar o peixe, o sumo de limão e ajustar os temperos.
Estender a massa com o rolo da massa ate ter a espessura desejada (gosto deles com massa muito fininha). Com um copo cortar círculos de massa, rechear e fechar bem para que os rissóis não rebentem quando forem cozinhados. 
Em vez de fritar os rissóis gosto mais de faze-los no forno. Ficam coradinhos, estaladiços e deliciosos. E é mais saudável...

Para acompanhar um arroz de salsa liga muito bem com rissóis de peixe. Já está na marmita para o almoço de amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário