Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

24 de setembro de 2012

Geleia de melancia


Há alimentos que são indissociáveis do verão. A melancia é claramente um deles! Fresca, bem vermelhinha e doce é das frutas que melhor me sabe na praia. Mas porque não come-la noutras estações do ano? Aqui vai a sugestão dos Petiscos da Sofia:

 Geleia de melancia



Ingredientes:
 
1,5 kg de melancia
900g de açucar

Preparação:
 
Em primeiro lugar retirar a melancia da casca e separa-la das sementes. Colocar a fruta num liquidificador ou no copo da varinha magica e reduzir a puré. Colocar num tachinho, adicionar o açucar e colocar ao lume. Assim que atingir os 110ºc (ou ponto de estrada) está feito! É so colocar em frasquinhos e apreciar o sabor do verão o ano inteiro! 



Nota: ponto de estrada

Quem me conhece sabe que na minha cozinha é indispensável um termómetro! Mas não vale usar isso como desculpa... Neste doce, como a melancia é essencialmente água, quando a mistura começa a ferver formam-se muitas bolhas. É quando todas estas bolhas começam a ficar mais densas e quando ao mexer a geleia a colher de pau deixa um rasto no fundo do tacho (um género de uma estrada) que está no ponto certo: ponto de estrada! Usei o termómetro para me guiar mas facilmente se faz esta geleia sem termómetro. Experimente!  

2 comentários: