Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

25 de setembro de 2012

Hamburguer com molho café

Ás vezes apetece-me algo simples e rápido de fazer mas com muito sabor. e talvez.... sujar pouca louça! assim, na marmita de amanhã temos : 

HAMBURGUER DE CEBOLADA E MOLHO DE CAFÉ EM CAMA DE MASSA

 


Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
massa
1 hambúrguer (de preferencia carne picada comprada no talho uma vez que sao de maior qualidade)
1 cebola pequena
2 dentes de alho muito bem picados
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de cafe de cafe solúvel
1colher de chá de farinha
1 colher de chá de açúcar
75 ml de leite
sal e pimenta

Preparação:

Em primeiro lugar colocar a massa a cozer com sal e um fio de azeite. 

Numa frigideira colocar o hambúrguer e deixar grelhar apenas temperado com sal e pimenta. Manter alto mas não em demasia uma vez que à medida que a carne vai cozinhando vai libertando sucos que serão usados na cebola e no molho de cafe.

Quando o hambúrguer estiver grelhado retirar a carne da frigideira e colocar a cebola cortada em fatias finas com o alho e deixar caramelizar durante uns minutos. adicionar a mostarda Dijon e envolver com a cebola e reservar.

Na mesma frigideira juntar o cafe, a farinha, o açúcar e o leite (o açúcar torna se essencial nesta receita porque usei cafe solúvel forte.  com um cafe mais fraco é possivel que seja necessário menos açucar ou mesmo desnecessário. É sempre essencial provar de forma a ajustar o tempero). 

Deixar ferver até que o molho fique na consistência desejável. depois é só colocar em camadas: a massa cozida, o hambúrguer grelhado, a cebola caramelizada e finalmente o molho de cafe. bom apetite!

Ah, a sobremesa? 1 laranja do algarve :)


Breve história da laranja:

A laranja algarvia é muito doce e goza de grande fama não só em território nacional como internacionalmente. 
A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante da Ásia, passando a denominar-se narang. Da Ásia chegou à Europa através de Portugal no tempo das Cruzadas.
Enquanto a fruta denominada laranja não foi conhecida no continente Europeu, estes povos não tinham designação para a cor de laranja. A cor de laranja encontra-se ligada ao fruto do mesmo nome e, em tempos antigos, eram ambos considerados exóticos. Em diversas culturas e línguas, o nome deste fruto adquire singularidade própria ao ponto de não haver palavras que rimem bem com ele.
Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja foi em França, tendo os franceses adaptado o nome narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or, em francês, significa ouro.
Na Ásia e Médio Oriente, onde era conhecida, a laranjeira assumia-se como árvore ornamental e dotada de características extraordinárias. Era muito comum nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago.

Sem comentários:

Enviar um comentário