Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

3 de fevereiro de 2014

Limoncello


Limoncello. Para além de achar uma palavra bonita (como muitas outras palavras que são pronunciadas com sotaque italiano) adoro este licor. 

A receita é muito simples, a maior dificuldade é esperar algumas semanas até provar o resultado final. No entanto vale bem o tempo de espera.

Infelizmente, nenhuma das fotografias que tirei faz justiça ao limoncello... 

Limoncello


Ingredientes:

6 limões
500 ml de vodka
500 g de açúcar
500 ml de água

Preparação

Em primeiro lugar remover a casca dos limões com o cuidado de cortar apenas a parte amarela da casca do limão. A parte branca é bastante amarga e todo o sabor a limão encontra-se na parte amarela.

Transferir a casca dos limões para um frasco ou uma garrafa e adicionar a vodka. Agitar bem e deixar infundir durante uma semana à temperatura ambiente. Passados alguns minutos o liquido ganha um tom amarelado, que se vai acentuando ao longo da semana.


A primeira fase do Limoncello


Uma semana depois coar a infusão e fazer uma calda ligeira de açúcar levando ao lume a água e o açúcar numa panela grande. Assim que começar a ferver, reduzir o lume para o mínimo e deixar ferver durante 10 minutos para formar um xarope. 

Desligar o lume e, com muito cuidado, adicionar a infusão ao xarope. A mistura entre o liquido muito quente e um liquido frio vai salpicar, por isso é importante que o xarope seja feito numa panela grande para evitar acidentes. Quando se adiciona a calda de açúcar o liquido fica turvo mas à medida que o tempo passa volta a ficar completamente translúcido. 

Transferir o licor para uma garrafa e deixar repousar pelo menos 2 semanas.


Limoncello

Finalmente, após 2 semanas passar o licor através de um filtro de café para uma outra garrafa.  

Completamente translúcido e brilhante, com um agradável sabor a limão com a quantidade certa de álcool, agora é só desfrutar bem gelado... ou oferecer! É um excelente presente com uma etiqueta e um laçarote ;)

Fã de licores? Veja outras ideias aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário