Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

9 de fevereiro de 2014

Extracto de baunilha


Extracto de baunilha ou essência de baunilha? É uma dúvida frequente e a diferença principal é a forma como são produzidos. Ambos são ingredientes de sabor mas o extracto de baunilha é produzido através da imersão de vagens de baunilha numa bebida alcoólica, geralmente vodka. O álcool absorve o sabor das vagens de baunilha ao longo do tempo e no fim de alguns meses obtém-se um liquido com um suave, rico e aromático sabor a baunilha.


Extracto de baunilha

Existem também imitações de extracto de baunilha que são produzidos a partir de madeira, que contem vanilina, a principal responsável pelo sabor e aroma da baunilha.

A essência de baunilha pode ter dois significados distintos: pode ser uma imitação do extracto ou pode ser uma forma altamente concentrada do extracto puro.

Decidi fazer o meu próprio extracto de baunilha. Muito simples: abri 5 vagens de baunilha ao meio e inseri-as num frasco com 250 ml de vodka. E esqueci-me delas durante várias semanas.

Quanto mais tempo as vagens estiverem em contacto com o álcool mais rico será o sabor do extracto de baunilha. Até à primeira utilização esperei cerca de 10 semanas. O sabor é maravilhoso e rico, muitas vezes superior ao que se compra. 

Quando o extracto de baunilha tiver o sabor que pretende pode remover as vagens e filtrar o líquido. Eu decidi manter as vagens mais um pouco...


Extracto de baunilha


Um frasco com extracto de baunilha caseiro pode ser uma boa ideia para um presente homemade. Basta uma tampa bonita e um laço a condizer.


Extracto de baunilha



Sem comentários:

Enviar um comentário