Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

16 de dezembro de 2012

Pastéis de batata doce

Este foi o fim de semana de preparação do Natal nos Petiscos da Sofia. Todos os anos se fazem filhós lá em casa e, verdade se diga, fazem as delícias de toda a gente! Mas este ano estou a pensar fazer qualquer coisa com batata doce... ou abóbora... ou ambas!
 
Encontrei esta receita num livrinho sobre fritos de Natal e agradou-me muito. A massa é muito fácil de fazer e muito fácil de trabalhar (pormenor muito importante para mim). O recheio é simplesmente delicioso, não fosse eu fã de batata doce...
 
Para adoçar a boca e aquecer o coração: pastéis de batata doce.

Pastéis de batata doce
 
Ingredientes:
 
Massa
250 g de farinha
70 g de manteiga
1 pitada de sal
25 ml de água
 
Recheio
250 g de batata doce
125 g de açúcar amarelo
0,5 dl de água
2 gemas
1 casca de limão
1 pau de canela
1 ovo
25 g de miolo de amêndoa
 
Óleo para fritar
Açúcar e canela para envolver
 
 
Preparação:
 
Descascar e cozer a batata doce. Escorrer bem e tritura-las.
 
Levar ao lume o açúcar, a água, a casca do limão e o pau de canela. Deixar ferver e adicionar o puré de batata doce. Deixar cozinhar em lume brando alguns minutos até obter o ponto de estrada. Retirar do lume e deixar arrefecer.
 
Retirar do recheio o pau de canela e o limão e adicionar as gemas, o ovo inteiro e a amêndoa mexendo bem. Levar novamente ao lume, durante cerca de 3 minutos. Deixar arrefecer.
 
A massa: misturar a farinha com a manteiga e o sal. Amassar bem e, aos poucos, adicionar a água. A massa está no ponto quando formar uma bola compacta e não colar às mãos. Deixar repousar durante cerca de 15 minutos.
 
Tender a massa sobre uma superfície enfarinhada e distribuir pequenas porções de recheio sobre metade da massa e cobrir com a restante. Eu usei cortadores para fazer os círculos de massa e para fechar bem após colocar o recheio. É importante garantir que a massa fica bem fechada para que o recheio não se perca enquanto os pastéis  fritam.
 
Fritar em óleo quente, escorrer e envolver em açúcar com canela.

Pastéis de batata doce
 
Parece-me que esta receita de Natal tem potencial para estar à mesa na minha consoada. Eu fiquei rendida mas vamos esperar por outras opiniões... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário