Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

5 de outubro de 2012

O meu 1º bolo decorado com pasta de açúcar



Este foi o meu bolo de aniversário em 2011.
 O meu 1º bolo decorado com pasta de açúcar

A minha primeira experiência com pasta de açúcar na decoração de bolos. Tirei a ideia deste blog que sigo e que gosto muito. Comprei pasta branca para cobrir e fiz as cores misturando a pasta branca com corante em gel. Nas casas da especialidade vende-se todo o tipo de acessórios para a decoração de bolos como os moldes que permitem que as figuras fiquem todas iguais (flores no bolo) e os cortadores que permitem fazer certos efeitos no corte da massa (efeito ondulado da fita).
A pasta de açúcar pode ser comprada em pacotinhos maiores ou mais pequenos mas também pode ser feita em casa. Há uma loja na Pontinha onde pode ser comprada ao peso. Os corantes existem em todas as cores! Por isso tendo a pasta branca e corantes pode-se fazer a maioria das cores.
No youtube há imensos videos que ensinam, passo a passo, como decorar um bolo.

Se repararem com atenção não está perfeito. A pasta branca devia ter sido alisada (há um alisador nas lojas da especialidade para que a textura da pasta fique perfeita), o laço podia ter sido feito de uma maneira mais bonita e as flores estão “toscas”. No entanto foi a minha primeira obra na decoração de bolos com pasta de açúcar e acho engraçado ver a evolução dos bolos que fiz ao longo do tempo.

Por baixo da decoração em pasta de açúcar havia bolo de noz com recheio de doce de ovo. Com o incondicional apoio da minha mãe...
Este é um excelente exemplo do que pode ser feito por alguém sem experiência na decoração de bolos. Há por aí mais alguém que queira experimentar?

Nota:

A pasta de açúcar é uma massa doce feita de açúcar e glucose. Foi inventada em 1888 e é usada para cobrir e moldar figuras para a decoração de bolos.

2 comentários:

  1. O "tosco" do bolo ainda fica mais fofinho assim. =) Parabéns pela primeira obra de arte! (em pasta de açúcar)

    ResponderEliminar