Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

4 de maio de 2013

Arroz doce


Um clássico nos Petiscos da Sofia! Esta receita acompanhou-me ao longo da vida toda.  Sempre presente em festas de aniversário e outros eventos, é uma sobremesa muito apreciada na família. Uma receita económica, simples e rápida: Arroz doce

Arroz doce

Ingredientes:

120g de arroz carolino
1 colher de sopa de manteiga
1 litro de leite
180g de açúcar
casca de limão
pau de canela
6 gemas


Preparação:

Em primeiro lugar cozer o arroz em 2,5 vezes a quantidade de água relativamente ao arroz. Adicionar a manteiga e uma pitada de sal. Num tacho à parte ferver o leite com a casca de limão e um pau de canela.

Quando a água do arroz evaporar adicionar o leite fervido ao arroz. Juntar o açúcar e deixar o arroz acabar de cozer.

Numa tigela bater ligeiramente as gemas e adicionar um pouco do leite de cozedura do arroz. 

Retirar o arroz do lume e deixar arrefecer uns segundos. Adicionar as gemas com bastante cuidado para que não cozam imediatamente. Levar novamente ao lume para engrossar.

Deixar arrefecer, transferir para tacinhas ou um prato e decorar com canela.

Arroz doce

Esta é a minha receita preferida de arroz doce. Fica muito cremoso e com um travo a limão muito agradável.  

Se gostar de limão (como eu gosto) pode adicionar uma casca de limão no final da cozedura, enquanto o arroz arrefece. Retire o limão e a canela antes de transferir para as tacinhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário