Os Petiscos da Sofia adoram batata doce. No outro dia fiz batatas doces assadas do forno. Para minha grande desilusão, embora tivessem o aspecto tradicional de batata doce, eram muito pouco doces... Resolvi transformá-las em algo melhor: tarte de batata doce.
Sem grande tempo para procurar receitas resolvi usar a receita dos pastéis de feijão e fazer as alterações adequadas. Cortei um pouco no açúcar porque, embora pouco doces, as batatas são mais doces do que o feijão, acrescentei o sumo e a raspa de limão para equilibrar o doce com a acidez e cortei na quantidade de gemas apenas por uma questão logística... ;)
Para a massa fiz a receita mais banal, mas que resulta sempre bem. O resultado final foi este...
Tarte de batata doce |
Ingredientes:
Massa
120 g de farinha
100 g de manteiga
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de água
Recheio
250 g de batata doce
300 g de açúcar
sumo e raspa de 1 limão
1 pau de canela
4 gemas
50 g de amêndoas laminadas (opcional)
Preparação:
No processador de alimentos juntar a farinha, a manteiga e o sal e misturar até a massa ter o aspecto de migalhas de pão. Juntar a água e misturar mais um pouco até a massa ficar numa bola compacta. Envolver em película aderente e levar ao frio durante cerca de 30 minutos.
Levar ao lume o açúcar com um pouco de água até formar uma calda fraca (cerca de 4 minutos em lume médio). Juntar a batata doce e o pau de canela e mexer muito bem. Deixar ferver cerca de 3 minutos e juntar a raspa e sumo do limão. Retirar do lume e deixar arrefecer uns minutos.
Estender a massa numa superfície com farinha e forrar uma forma de tarte. Remover o excesso de massa e picar o fundo com um garfo. Levar novamente ao frigorífico.
Bater ligeiramente as gemas e adicioná-las ao preparado de batata doce mexendo muito bem. Retirar a massa do frigorífico e espalhar o recheio (não esquecer de remover o pau de canela). Polvilhar com amêndoas laminadas (opcional).
Levar ao forno a 180ºc durante cerca de 30 minutos.
Tarte de batata doce |
Uma receita simples para mostrar que com alguma imaginação que "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Também é fã de batata doce? Outras receitas aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário