Devo ser a pessoa mais difícil de agradar com um chocolate quente. Um dos melhores chocolates quentes que alguma vez bebi foi no Majestic, no Porto.
Gosto de um chocolate quente cremoso mas não pudim. Cremoso mas não com sabor a farinha. Cremoso mas liquido, não para comer à colher, como muitas vezes se vê por aí...
Depois de muito pensar como fazer chocolate quente cremoso e testar várias receitas considerei esta receita a minha preferida.
Ingredientes:
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de farinha custard
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 pau de canela
Preparação:
Num tachinho colocar o leite, adicionar a farinha custard e dissolver bem (a frio). Levar ao lume e adicionar os restantes ingredientes. Deixar ferver para engrossar um pouco.
Para mim, a resposta à pergunta como fazer chocolate quente cremoso tem em conta os seguintes aspectos:
- farinha custard em vez de farinha normal ou maisena. A farinha custard tem um sabor mais delicado e suave que engrossa o chocolate quente sem que fique com o sabor e consistência caracteristicas de pudim.
- pau de canela em vez de canela em pó. O pau de canela dá um leve sabor a canela mas não fica tão forte como adicionar canela em pó.
- extracto de baunilha. Já fazia esta receita sem o extracto de baunilha mas adicionar uma colher de chá deste ingrediente e fez diferença...
Para quem se pergunta como fazer chocolate quente cremoso aqui fica a minha receita, nos Petiscos da Sofia. Experimentem e digam-me de vossa justiça :)
Vou experimentar!!
ResponderEliminarEstou cheio de vontade! Só não tenho farinha custard!
Depois digo como correu!