Este foi o fim de semana de preparação do Natal nos Petiscos da Sofia. Todos os anos se fazem filhós lá em casa e, verdade se diga, fazem as delícias de toda a gente! Mas este ano estou a pensar fazer qualquer coisa com batata doce... ou abóbora... ou ambas!
Encontrei esta receita num livrinho sobre fritos de Natal e agradou-me muito. A massa é muito fácil de fazer e muito fácil de trabalhar (pormenor muito importante para mim). O recheio é simplesmente delicioso, não fosse eu fã de batata doce...
Para adoçar a boca e aquecer o coração: pastéis de batata doce.
Pastéis de batata doce |
Ingredientes:
Massa
250 g de farinha
70 g de manteiga
1 pitada de sal
25 ml de água
Recheio
250 g de batata doce
125 g de açúcar amarelo
0,5 dl de água
2 gemas
1 casca de limão
1 pau de canela
1 ovo
25 g de miolo de amêndoa
Óleo para fritar
Açúcar e canela para envolver
Preparação:
Descascar e cozer a batata doce. Escorrer bem e tritura-las.
Levar ao lume o açúcar, a água, a casca do limão e o pau de canela. Deixar ferver e adicionar o puré de batata doce. Deixar cozinhar em lume brando alguns minutos até obter o ponto de estrada. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Retirar do recheio o pau de canela e o limão e adicionar as gemas, o ovo inteiro e a amêndoa mexendo bem. Levar novamente ao lume, durante cerca de 3 minutos. Deixar arrefecer.
A massa: misturar a farinha com a manteiga e o sal. Amassar bem e, aos poucos, adicionar a água. A massa está no ponto quando formar uma bola compacta e não colar às mãos. Deixar repousar durante cerca de 15 minutos.
Tender a massa sobre uma superfície enfarinhada e distribuir pequenas porções de recheio sobre metade da massa e cobrir com a restante. Eu usei cortadores para fazer os círculos de massa e para fechar bem após colocar o recheio. É importante garantir que a massa fica bem fechada para que o recheio não se perca enquanto os pastéis fritam.
Fritar em óleo quente, escorrer e envolver em açúcar com canela.
Pastéis de batata doce |
Parece-me que esta receita de Natal tem potencial para estar à mesa na minha consoada. Eu fiquei rendida mas vamos esperar por outras opiniões... ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário